terça-feira, fevereiro 21, 2006

Estabilidade de emprego...

Estou trabalhando em uma empresa que utiliza mão-de-obra sazonal, contrata temporários, funcionários por períodos determinados e costuma demitir/contratar com frequência... É uma estratégia corporativa, afinal a empresa é uma manufatureira por contrato, quando tem contrato e demanda mão-de-obra, ela contrata, se não precisa de mão-de-obra, demite...

Obvio que é uma lógica meio cruel, ainda mais considerando que os funcionários têm filhos a criar e responsabilidades mil, mas dentro da lógica capitalista, é exatamente assim que funciona... Nessas horas abandono a minha retórica punk e sou obrigado a concordar, se estamos inseridos na lógica capitalista, esse sim é o jeito de se fazer uma empresa desse tipo funcionar, contratando quando precisa e demitindo quando necessita.

Talvez a falha de nossa sociedade seja não estar adaptada a essa realidade, está morrendo a era dos empregos fixos e eternos. Cada vez mais vc vai trabalhar por contratos, empreitas ou períodos pré-determinados. E é por isso que a Fiesp tanto briga pela reforma trabalhista, no frigir dos ovos, ela quer facilmente demitir e contratar alguém, sem ser obrigada a se sujeitar à burocracia atual e pagar horrores por isso, fazendo esse processo da maneira mais simples possível.

E considerando que os outros países já possibilitam essa lógica trabalhista, cabe a nós, país tropical bonito por natureza, se adaptar ou deixar o bonde passar, globalização = padronização, nunca esqueça!

O foda é saber como vamos constituir família, casar, comprar casa e tudo o mais estando quando época num lugar diferente... Eu mesmo sofro por isso, não consigo planejar a minha vida em médio prazo, só no curto mesmo e olhe lá...

Saludos!

1 Comentários:

At 9:36 AM, Blogger Cristina Boeckel bicou...

Fiquei até deprimida. Eu me sinto igualzinha a você.

Beijo

 

Postar um comentário

<< Home