terça-feira, fevereiro 07, 2006

O Pittsburgh Steelers ganhou o Super Bowl, isso nos EUA é um feito heroíco, fama e glória por um bom tempo... Para nós pouco importa... Porém não é sobre o título que eu quero discorrer,quero abordar o sentimento de orgulho que temos por coisas pelas quais não temos nenhuma responsabilidade, deveras estranho...

Um breve período da minha vida fui um cidadão americano e habitei a gloriosa cidade de Pittsburgh, na Pensilvania. Passei um pavoroso inverno lá aprimorando o meu inglês. Na época, acompanhei o time de futebol americano da cidade, o Steelers. Naquele ano eles quase chegaram ao Super Bowl, parando no play-off... Lembro da emoção, da cidade parando por causa do jogo e daquele clima... Acabei virando torcedor e acompanho razoavelmente o desempenho do Steelers na NFL...

Na ultima semana acompanhei a saga do Steelers nas proximidades do Super Bowl, lia pela internet o jornal da cidade e acabei ficando empolgado com a possibilidade do time ser campeão... Quando vi que o time havia ganho, o sentimento mudou e ficou um misto de orgulho e cumplicidade, como se efetivamente eu tivesse qualquer influência sobre aquela conquista, estranhissimo...

Mas por que raios eu tenho de me sentir orgulhoso por algo desse tipo, nem jogar futebol americano eu sei... Tipo da coisa, nem fiz por merecer, por que tô pagando pau? Ainda se eu fosse técnico, tivesse jogado no time ou fosse torcedor desde pequenininho (o que ameniza, mas não justifica)...

A gente costuma ter isso também com a nossa cidade natal, por pessoas do mesmo sobrenome e por ai vaí... Bem comum ouvir gente dizendo, porque a fulana que faz a empregada da vilã da novela é da minha cidade, meu, o cara nunca viu a dita cuja na vida e se orgulha do fato deles terem vindo da mesma cidade, estranhissimo!

Temos a tendência de nos tornarmos pais de tudo aquilo que nos relacionamos, manja aquele sentimento de ver nascer, crescer e depois encher a boca pra dizer: Meu garoto!!! Por um filho até vai, mas pra uma cidade, um time, um bairro? Acho que vamos demorar a perder esse instinto de por tudo sobre a nossa asa...

Na essencia ainda somos aqueles bichos primitivos, grunhindo e olhando pros lados pra ver se nenhum bicho vem pegar nossas crias... Enquanto isso, salve o Corinthians, quebra tudo Steelers! Saludos!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home