quarta-feira, outubro 12, 2005

Tratar bem seus subordinados... Já falei disso algumas vezes, mas ontem me deparei com uma situação que me deixou meio triste... Aqui na empresa temos alguns estagiários subordinados aos engenheiros (odeio essa palavra, "subordinado", mas não encontrei um sinônimo a altura), são alunos de escola técnica, faculdades de engenharia e tudo mais.

Os moleques são aprendizes, estão aqui pra pegar o espírito da indústria e em troca oferecem a disposição e a vontade de aprender... Mesmo com essa conotação de aula prática, gosto de tratá-los como profissionais do mesmo calibre que eu (me senti o foda agora, hahaha), mas de qualquer forma, percebo que agindo assim valorizo o trabalho deles.

Essa é a idéia velada aqui dentro da empresa (muito bom), porém no frigir dos ovos, a coisa funciona bem diferente... Vc tem sim que ofertar desafios e tarefas complexas a esses moleques, exigir prazos apertados e desafios cada vez mais duros, porém noto que aqui, nego trata os caras meio sem compaixão, esculachando, exigindo dedicação exclusiva (horarios além-expediente, sábados), impondo tarefas dificilimas em prazos escandalosos, e o pior, não suportando o pobre estagnário em caso de falha... Bem comum ouvir neguinho "pondo na rádio" as falhas dos piás, sem ao menos por a mão na consciência de que o moleque está aqui pra aprender, se dedicando PARCIALMENTE (afinal, o moleque ainda estuda e isso deve ser o mote da vida dele nesse instante) e sem notar que eles ainda não tem experiência e discernimento suficiente para executar certas tarefas...

Me doi nos nervos ver neguinho socando pedreira pro estagiário resolver e depois nem dar um reles obrigado... As vezes agradecer olhando no olho já faz uma diferença fodida... Agradeço a Deus por ter tido chefes de altissima qualidade nos meus estágios, conseguir moldar uma realidade de tratamento de pessoas bem boa graças a essas minhas experiências. Chamo sim meus estagiários de nome de mulher (Claudia, Ana, Roberta, depende do nome que me vêm a cabeça), mas passo o serviço com todas as informações possíveis, chamo a responsa pra mim em caso de pau e luto pra que esses moleques tenham tempo pra estudar, descansar e não seja afetados pela neura que toma conta da gente nesse projeto... Sou o último dos moicanos, mas nem por isso vou desistir... hehehe Saludos!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home