terça-feira, abril 18, 2006

Estive nesse sábado na Pinacoteca do Estado em São Paulo/SP... Buscar cultura visitando um museu (pinacoteca é uma grande galeria de quadros ou um museu?No idea, só sei que na terceira série, minha resposta seria "coletivo de quadros", hehehe) é sempre um programa tendendo ao sucesso...

Nesse período a pinacoteca está numa fase bem feliz, uma exposição de quadros de pintores italianos (me remeteu ao museu do Vaticano, que é do caralho) e uma outra de retratos. Somado ao acervo, que é fantástico, enfim, algo imprescindível de se visitar...

Fora isso, o prédio em si é super interessante, quem conhece Sampa sabe que a Pinacoteca fica numa região curiosa, perto da Estação da Luz, da José Paulino, da Rua das noivas, da Cracolândia, enfim, um dos km quadrado mais surreais daquela doidera chamada São Paulo.

Mas o que me impressiona é que o prédio é imponente e ao mesmo tempo dá uma sensação de inacabado. A fachada é estrategicamente bizarra, toda rebocada e feita com esmero em detrimento do resto da fachada, em tijolo à vista.

Por dentro temos um andar inteiro em mármore e outro daquele piso vermelho que nossa vó passava Parquetina e dava acabamento com enceradeira (que criança da nossa geração não girou em cima de uma enceradeira? hehehe). Fora isso, existe um vão no meio com teto transparente e grandes estruturas de aço ligando cada um dos lados do prédio... Surreal!

Não é a toa que o arquiteto que tocou sua reforma, o Paulo Mendes da Rocha, ganhou o prêmio Pritzker de arquitetura. Gosto do tipo de coisa que ele faz, coisas antigas e tradicionais com uma roupagem inteligente e intrigante... Saludos!

2 Comentários:

At 1:13 PM, Blogger Brena Braz bicou...

Vim palpitar também!
E olha... joão Guandalini também é cultura, hein?!
Beijos

 
At 5:06 PM, Anonymous Anônimo bicou...

Seu tratante!
Veio para São Paulo no final de semana e nem para aproveitar e assistir Razão x Emoção com a Sra. Guandalini???
Estou esperando vocês!
Bjo

 

Postar um comentário

<< Home