sexta-feira, agosto 04, 2006

Globalizacao é...

Sad but true, uma emresa eletronica como a que eu estou aqui na Malasia usa de um expediente nao muito ortodoxo para contratar mão-de-obra barata, eles vão a lugares pobres como Indonesia e Myamar e contratam pessoas para trabalhar em suas instalacoes.

Essas pessoas ganham um salario bem menor do que o usualmente pago aos malaios e trabalham em turnos de 12 horas, 4 dias por semana.. O alojamento e o transporte é pago pela empresa contratante, porém impera o famoso sistema cama quente, ou seja existe uma cama só pra vc e para o seu companheiro no turno posterior, vc chega do trabalho e encontra a cama quentinha deixada pelo seu partner, que belezaaaaaaaaa, hehehehehe

Bem estranho isso, mas nunca se esqueca que estamos fazendo o mesmo com as confeccoes no Brasil, quem conhece SP provavelmente já deve ter visto a massa de bolivianos trabalhando em pequenas oficinas de costura... Trabalho semi-escravo e com poucas garantias, foda!

Inclusive, a China só essa potencia por que ela tem uma porrada de Xing Ling querendo trabalhar por salarios miseraveis, o negocio é pagar miseria pela mao-de-obra, lamentavelllllll, como diria os racionais mcs:

Capitalismo selvagem, ele quer ter mais dinheiro o quanto puder, qual que é desse mano, sei lá qual que é?

Saludos!

2 Comentários:

At 10:56 AM, Anonymous Anônimo bicou...

Não sabia que as suas atualizações estavam bombando assim. Li tudo. Amei, inclusive as fotos. Muito bom isso. Realmente viajar é tudo, não importa pra onde!? Mandeiemail pra vc. Me responde quando puder e mande notícias sempre daí. Quando volta? Saudades. Beijinhos.

 
At 6:28 AM, Anonymous Anônimo bicou...

Nossa, João... Malásia? Uau!
Aqui, essa "escravidão branca", como é chamada - pq é escravidão disfarçada de emprego - é um absurdo, e ocorre no mundo todo, capitalista.
E em SP, q eu saiba, não tem só boliviano nessa situação não... E os nordestinos que vão pras lavouras do interior do estado???
Triste, triste.
Beijos
Vê se dá mais notícias!
Ana

 

Postar um comentário

<< Home