domingo, maio 21, 2006

Por que não me ufano...

Engraçado, eu não torço pelo Brasil na copa...

As coisas são realmente curiosas em nossa vida e pequenos atos marcam sua vida por completo...

Minha ojeriza pela seleção começou na Copa de 90:

Agia como um típico garoto de 10 anos: comprei meu album de figurinhas, pedi minha camisa da seleção (não ganhei e hoje entendo o porquê-> eita bagulho caro), vibrava com as ruas decoradas e sonhava que o meu pai comprasse o Kadet Turim (essa é velha mesmo, hahaha), enfim vivia a euforia de copa na época do Presidente Garotão...

Comecei a achar estranho quando a seleção pousou pra foto cobrindo o simbolo da Pepsi, na época eu não tinha muita noção do poder da grana e até vibrei um pouco, já que preferia Coca-cola...

Quando começaram os jogos e eu vi a seleção se arrastando em campo, fui perdendo o pique daquilo tudo... Comecei a me tocar que os caras não estavam nem aí pra nada, pensando só na grana enquanto um país inteiro depositava toda a sua esperança de mudança/evolução/crescimento naqueles jogos...

O sentimento era bem conflitante na minha cabeça, Galvão Bueno "vendendo" aquela seleção como a "ultima bolacha do pacote" e aqueles pipoqueiros vestindo a "amarelinha" na Italia... Quando o Caniggia sepultou nossas esperanças, fiquei assustado com a reação do país, perdemos toda aquela alegria e viramos um país triste, perdedor, fadado ao fracasso...

Achei tudo aquilo surreal, meio besta até... Naquela época notei que não podiamos ser uma nação só na hora da Copa, esse amor pela terra, a devoção pelo hino e a vontade de torcer todos juntos por uma coisa só não podia ser privilégio só de tempos de Copa...

Um pouco mais velho, fui notar que eu não podia compactuar com todo aquele espirito de Copa se não acreditava no negócio... Passei a não mais torcer, vibrar ou me ufanar junto com o Galvão Bueno...

Comecei a torcer pelo bom futebol e pelo espetáculo, independente de ser o Brasil, a França, a Costa Rica ou Angola os protagonistas...

Hoje me sinto mais feliz assim, a Copa é mais um motivo pra sair mais cedo do trampo do que qualquer outra coisa, se o Brasil perder ou ganhar, continuo minha vida sem abalos...

Deus queira que toda essa euforia seja um dia usada para a reação, se fossemos mesmo um país teriamos tomado as ruas e mostrado quem manda mesmo nessa porra após a barbarie do PCC...

Um dia a gente chega lá...

5 Comentários:

At 10:31 AM, Blogger Fernando Bueno bicou...

Particularmente gosto de Copa do Mundo e da seleção. É claro que prefiro 1.000.000.000 de vezes mais que o CORINTHIANS seja campeão do que o Brasil. Gosto da Copa como um apaixonado pelo futebol. Gosto de assistir aos jogos. Espero que você com seu sentimento não torça contra. Porque brasilerio tem mania de torcer contra o que é nosso só para ter a chance de falar:
- O Brasil não vai para frente!!!

 
At 9:10 PM, Blogger Cristina Boeckel bicou...

Eu tenho vergonha de confessar, mas já estou meio de saco cheio da Copa do Mundo antes mesmo dela começar. Não agüento tanta publicidade.

Entendo o sentimento que você tentou expressar. Não é negativismo. É que, às vezes, o ufanismo relacionado ao futebol pentacampeão (não agüento mais esse título) omite as derrotas sociais que o país enfrenta..

Beijos

 
At 11:21 PM, Blogger Brena Braz bicou...

That's marketing... that's all it is...

 
At 11:21 PM, Blogger Brena Braz bicou...

P.S.: To de saco cheio da copa ANTES dela começar tb... e outra: pior é ter que fingir que gosta e que está louca pra ver TODOS os jogos..

AFF (INFINITO)

 
At 10:26 PM, Blogger Mineiras, Uai! bicou...

hehehehehe
aaaahhhhhhhh
Eu gosto de fute! Gosto de Copa do Mundo, Copa América, Libertadores, Campeonato Estadual e até o Brasileirão Série B eu tô ligada! (Torço pro Galo, né, fazer o quê?)
Mas eu acho muita forçação todo mundo querendo ganhar unzinho nas costas da seleção! Tem até pet shop vendendo bandeira e corneta! Pros cachorros soprarem é que não é!
E aturar todas as propagandas em todos os intervalos comerciais na TV, sem exceção, com um quê de futebol e copa do mundo... Tá um saco mesmo.
Mas, adoro futebol, e se pudesse assistiria todos os jogos da Copa, sendo do Brasil ou não!
Abçs
Ana Letícia

 

Postar um comentário

<< Home